(71) 9.9923-3366 [email protected]

Fibromialgia: O que é preciso saber?

Agende uma Consulta

Siga minhas redes sociais:

A Fibromialgia é uma doença que pertence a um grupo de desordens que afetam os tecidos conjuntivos, que incluem músculos, ligamentos e tendões. Trata-se de uma doença crônica que causa dor muscular difusa (conhecida como “mialgia”) e enrijecimento de várias partes do corpo.

Muitos pacientes também sentem fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça e alterações psicológicas como humor deprimido e ansiedade. As causas, diagnóstico e melhor tratamento para a Fibromialgia ainda não estão bem estabelecidos.

Cerca de 3% da população brasileira sofre com este problema, sendo mais comum nas mulheres dos 30 aos 55 anos.

CAUSAS

A causa exata da Fibromialgia é desconhecida, vários fatores físicos e emocionais estão relacionados ao gatilho para início dos sintomas, como infecções, traumatismos ou stress.

Nas pessoas com Fibromialgia os músculos e tendões ficam sensíveis a vários tipos de estímulos dolorosos. Acredita-se que esta hipersensibilidade dolorosa esteja relacionada a um fenômeno chamado de “sensibilização central”. Outras condições também estão relacionadas a este fenômeno, como síndrome do intestino irritável, síndrome de fadiga crônica, cefaléias (dores de cabeça) crônicas, dores crônicas da coluna, pelve e bexiga, e dores crônicas da face e mandíbula.

Estudos com imagens cerebrais de pacientes com Fibromialgia e outras dores crônicas mostram modificações da função e conexões entre diferentes regiões do cérebro.

SINTOMAS

Dor muscular: O principal sintoma da fibromialgia é a dor difusa e persistente. Embora a dor seja referida nos músculos e tecidos moles, nenhuma anormalidade é observada nessas áreas. Os pacientes podem referir também outras sensações desagradáveis como formigamento e dormência. As dores podem ser agravadas por fatores como ansiedade e stress, privação de sono, exercícios extenuantes ou exposição ao frio.

A dor pode ser inicialmente se restringir a uma área específica como pescoço e ombros no início da doença, mas eventualmente se espalha, e a maioria dos pacientes refere dor no pescoço, ombros, região dorsal e lombar, pernas e braços. Áreas chamadas de “tender points” (ou pontos gatilho) podem ser dolorosas mesmo com pressão leve a moderada, Muitos pacientes também podem se queixar que suas articulações estão inchadas, embora não se note nenhum edema ao exame físico, como nas artrites.

Outros tipos de dor: Pacientes com fibromialgia são frequentemente acometidos por outros tipos de dor, afora as dores miofasciais.

  1. Cefaléia (dor de cabeça) crônica, incluindo migrânea / enxaqueca
  2. Síndrome do intestino irritável
  3. Cistite intersticial / síndrome da bexiga dolorosa, e dor pélvica crônica
  4. Síndrome da articulação temporomandibular, com limitação da mobilidade e dor em face, mandíbula ou cabeça

Fadiga e problemas com sono: Fadiga persistente é um sintoma cardinal na fibromialgia, ocorrendo em mais de 90% dos casos. Parece haver uma associação entre a fibromialgia e a chamada síndrome da fadiga crônica, que é caracterizada por uma fadiga crônica e debilitante, com até 70% dos pacientes apresentando critérios objetivos para esta síndrome.

A maior parte dos pacientes também queixam-se de um sono leve, não reparador; dificuldade em adormecer ou “pegar no sono”, despertares frequentes durante a noite, e cansaço já ao acordar. Pacientes com fibromialgia também têm maior incidência de apneia do sono e síndrome das pernas inquietas.

Depressão e ansiedade: Muitos pacientes com fibromialgia possuem ou podem vir a desenvolver transtornos do humor e ansiedade. Essas alterações psiquiátricas, no entanto, estão frequentemente associadas às síndromes de dor crônica em geral. É importante destacar que a fibromialgia não é simplesmente uma manifestação física ou “somatização” da depressão.

DIAGNÓSTICO DE FIBROMIALGIA

Não existem exames complementares (laboratoriais, imagem ou eletrodiagnóstico) específicos para diagnosticar a fibromialgia. Assim, o diagnóstico é tipicamente baseado em uma história e exame físico completos, e um número limitado de exames de sangue, que são usados ​​para excluir condições com sintomas semelhantes.

Diferentes diretrizes de diagnóstico vêm sendo utilizadas, assim como diferentes tipos de profissionais de saúde podem ter variações em seu processo de abordagem da doença, mas todas elas envolvem a avaliação de sua dor, fadiga e outros sintomas que podem estar relacionados.

  • O Colégio Americano de Reumatologia (ACR) desenvolveu critérios de classificação para fibromialgia em 1990 que têm sido frequentemente usados ​​para ajudar a fazer o diagnóstico. De acordo com esses critérios, uma pessoa pode ser diagnosticada com fibromialgia se tiver dor musculoesquelética generalizada e sensibilidade excessiva em pelo menos 11 dos 18 “pontos sensíveis” específicos (com base no exame clínico).
  • O ACR divulgou atualização dos critérios diagnósticos em 2010. Esses critérios não exigiam mais um exame de pontos dolorosos, mas usam um sistema de pontuação numérica com base em quão disseminada e grave uma pessoa descreve sua dor. Eles também consideram outros sintomas, como fadiga, problemas cognitivos (por exemplo, dificuldade para pensar com clareza) e outros problemas relacionados à dor, como dor de cabeça ou problemas digestivos.
  • Os critérios de diagnóstico propostos pela Addiction Clinical Trial Translations, Innovations, Opportunities, and Networks (ACTTION)-American Pain Society (APS) Pain Taxonomy (AAAPT) incluem dor em múltiplos locais (definida como pelo menos seis dos nove locais possíveis), problemas de sono moderados a graves ou fadiga, presentes por pelo menos três meses.

Se você tiver sintomas de fibromialgia, um histórico médico e exame físico devem ser realizados para descartar artrite, outros problemas do tecido conjuntivo, condições neurológicas e outros distúrbios que possam estar causando seus sintomas. Testes laboratoriais de rotina podem ser recomendados para ajudar a excluir certas condições, como artrite inflamatória, doença da tireóide e distúrbios dos músculos. Os resultados desses testes são normais na maioria das pessoas com fibromialgia.

Como as pessoas com fibromialgia frequentemente apresentam sintomas além da dor muscular, incluindo fadiga persistente, dor de cabeça, sintomas adicionais de dor e distúrbios do sono e do humor, outras avaliações complementares podem ser necessárias:

  • Avaliação de problemas de humor, como depressão ou ansiedade – Se você tiver sintomas de depressão ou ansiedade, poderá ser encaminhado a um psiquiatra para avaliação ou tratamento adicional.
  • Avaliação do sono – Se o seu histórico de sono sugerir um distúrbio do sono, como síndrome das pernas inquietas ou apneia do sono, um encaminhamento a um especialista em sono para avaliação e tratamento adicionais pode ser necessário.

Condições que podem ser semelhantes à fibromialgia – O processo diagnóstico da fibromialgia pode ser demorado e complexo em alguns casos. Muitas doenças podem causar dores musculares generalizadas, fadiga e outros sintomas comuns da fibromialgia.

É importante notar que a fibromialgia pode ocorrer em pessoas com artrite reumatóide, lúpus eritematoso sistêmico, osteoartrite e outras condições. Se este for o caso, pode ser difícil determinar se seus sintomas de dor crônica e fadiga são causados ​​​​pela fibromialgia ou por outra condição. Muitas vezes, isso exigirá uma consulta com um reumatologista.

A seguir está uma lista de condições médicas que seu médico pode considerar durante o processo de diagnóstico:

Artrite reumatóide (AR) e lúpus eritematoso sistêmico (LES) – AR é uma doença crônica que causa inflamação das articulações, resultando em dor, inchaço e deformidade potencial das articulações afetadas. O LES também é um distúrbio inflamatório crônico do tecido conjuntivo que pode afetar vários órgãos.

Embora a AR e o LES compartilhem muitos sintomas com a fibromialgia, eles têm outras características que geralmente não são vistas em pessoas com fibromialgia, incluindo inflamação das membranas sinoviais (tecido conjuntivo que reveste os espaços entre os ossos e as articulações).

Osteoartrite (OA) – OA causa rigidez, sensibilidade, dor e deformidade potencial das articulações afetadas, e ocorre mais comumente em indivíduos mais velhos. Os médicos podem diferenciar a OA da fibromialgia com base no histórico médico de uma pessoa, exame físico e resultados de raios-X (na OA, os raios-X podem mostrar alterações articulares degenerativas que não estão presentes na fibromialgia).

Espondilite anquilosante (EA) – A EA é uma doença inflamatória crônica e progressiva que envolve as articulações da coluna. Esta condição leva à rigidez, dor e diminuição do movimento da coluna. A EA também causa achados característicos que podem ser vistos na radiografia, que estão ausentes em pessoas com fibromialgia. Por outro lado, o movimento da coluna vertebral e as radiografias geralmente são normais em pessoas com fibromialgia.

Polimialgia reumática (PMR) – PMR é uma condição inflamatória crônica que causa rigidez e dor nos ombros, quadris ou outras áreas do corpo. O distúrbio, que afeta principalmente pessoas com mais de 50 anos, é frequentemente associado à inflamação de certas grandes artérias. PMR é diferenciado da fibromialgia com base no histórico médico de uma pessoa, exame físico e exames de sangue.

Hipotireoidismo e outros distúrbios endócrinos – A atividade diminuída da glândula tireóide, conhecida como hipotireoidismo, pode causar fadiga, distúrbios do sono e dores generalizadas, semelhantes às da fibromialgia. Exames de sangue para medir a função da tireoide são realizados rotineiramente para ajudar a excluir o hipotireoidismo. Outros distúrbios endócrinos, incluindo o aumento da atividade das glândulas paratireoides (hiperparatireoidismo), também podem causar sintomas semelhantes aos da fibromialgia.

Inflamação muscular (miosite) ou doença muscular devido a anormalidades metabólicas (miopatia metabólica) – Essas condições causam fadiga e fraqueza muscular, mas não a dor generalizada observada na fibromialgia. Além disso, os pacientes com miosite normalmente apresentam níveis anormais de enzimas musculares.

Distúrbios neurológicos – Estes podem incluir distúrbios do cérebro e da medula espinhal (sistema nervoso central ou SNC) ou de nervos periféricos (sistema nervoso periférico). Um exame neurológico completo pode ajudar a diferenciar a fibromialgia da doença neurológica. Um subconjunto de pessoas com fibromialgia pode ter evidências de danos nos nervos e deve ser encaminhado a um neurologista.

FIBROMIALGIA DURANTE A PANDEMIA COVID-19

Embora muitas doenças crônicas possam ter sido exacerbadas durante a pandemia da COVID-19, pacientes com fibromialgia podem ser especialmente vulneráveis. Estresse e isolamento social afetam negativamente o humor e sono, que são também afetados pela fibromialgia.

Existem evidências de que a pandemia de COVID-19 precipitou novos casos de fibromialgia. Por exemplo, uma dor generalizada crônica e inexplicável pode ser comum por meses após a infecção inicial por COVID-19, um sintoma que faz parte de uma síndrome que vem sendo chamada de “COVID longa”. Esses pacientes geralmente atendem aos critérios clínicos para fibromialgia.

TRATAMENTO DE FIBROMIALGIA

Idealmente o tratamento da fibromialgia deve envolver uma equipe de saúde multidisciplinar, que deve contar com médicos especialistas em dor, psiquiatra, reumatologista, fisioterapeuta, psicólogo e outros profissionais.

A participação do paciente no seu tratamento é essencial, e as seguintes informações podem ser de grande ajuda:

  • A fibromialgia é uma doença real, e sua dor não é “tudo na sua cabeça”.
  • A fibromialgia não é uma condição degenerativa ou deformante, nem resulta em complicações com risco de vida. No entanto, o tratamento da dor crônica e da fadiga é desafiador e não há “curas rápidas”.
  • Os tratamentos estão disponíveis. Os medicamentos podem ser úteis para aliviar a dor, melhorar a qualidade do sono e melhorar o humor. Exercícios, programas de alongamento e outras atividades também são importantes para ajudar a controlar os sintomas. Uma abordagem que envolve a combinação de vários tipos diferentes de intervenção em um programa de tratamento organizado geralmente é a melhor. Ser fisicamente ativo não causará danos ou danos musculares a longo prazo e pode ajudar a melhorar a dor e a função.
  • Compreender a fibromialgia e aceitar que sua causa não é bem compreendida pode ajudar a melhorar sua resposta ao tratamento. Por exemplo, algumas pessoas acreditam que sua doença se deve a uma infecção persistente ou não diagnosticada; no entanto, não há evidências de que isso seja verdade. Aprender sobre a fibromialgia, bem como alguns dos mitos comuns, pode ajudá-lo a lidar melhor com seus sintomas.
  • É importante tentar ter expectativas realistas sobre sua fibromialgia e o quanto ela pode ser controlada. Os sintomas geralmente aumentam e diminuem ao longo do tempo, mas algum grau de dor muscular e fadiga geralmente persistem. No entanto, a maioria das pessoas com fibromialgia melhora e a maioria das pessoas leva uma vida plena e ativa.

Medicamentos:

Além de exercícios e técnicas de enfrentamento para ajudar a controlar os sintomas, muitas pessoas com fibromialgia se beneficiam da medicação. Os medicamentos que têm sido mais eficazes no alívio dos sintomas da fibromialgia em ensaios clínicos são drogas que visam substâncias químicas no cérebro e na medula espinhal que são importantes no processamento da dor. Estes incluem alguns dos medicamentos normalmente usados ​​para tratar a depressão (antidepressivos) e epilepsia (anticonvulsivantes). Por outro lado, medicamentos e técnicas que trabalham para diminuir os sintomas da dor localmente, como antiinflamatórios e analgésicos, são menos eficazes.

A melhor medicação para você dependerá de seus sintomas, preferências e preocupações com custos, bem como de quais medicamentos estão disponíveis em sua área. Seu médico pode conversar com você sobre as opções e como iniciar a terapia medicamentosa. Em geral, a medicação geralmente é iniciada com uma dose baixa e depois aumentada lentamente conforme necessário.

Antidepressivos — Existem várias classes diferentes de medicamentos usados ​​para tratar a depressão (consulte “Educação do paciente: opções de tratamento da depressão para adultos (além do básico)”). Alguns deles também podem ser eficazes no tratamento dos sintomas da fibromialgia.

Antidepressivos tricíclicos (ADTs) – Esses medicamentos são frequentemente usados ​​primeiro no tratamento da fibromialgia. Exemplos incluem amitriptilina e nortriptilina. A ciclobenzaprina, um medicamento intimamente relacionado, pode ajudar no tratamento da fibromialgia, mas não é eficaz para a depressão. Tomar TCAs antes de dormir pode promover um sono mais profundo e pode aliviar a dor muscular. Doses mais baixas são geralmente usadas na fibromialgia do que as doses necessárias para tratar a depressão, mas mesmo quando tomadas em doses baixas, os efeitos colaterais são comuns; eles podem incluir boca seca, retenção de líquidos, ganho de peso, constipação ou dificuldade de concentração.

Inibidores de recaptação dupla – Esses medicamentos, também chamados de inibidores de recaptação de serotonina-norepinefrina (SNRIs), também podem ajudar com os sintomas da fibromialgia. Eles incluem duloxetina e milnaciprano. Os efeitos colaterais mais comuns são náusea e tontura, mas geralmente são mais toleráveis ​​se a dose for iniciada em um nível baixo e for aumentada muito lentamente.

Inibidores seletivos de recaptação de serotonina – Inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRSs), como fluoxetina e paroxetina, também podem ser eficazes na fibromialgia. No entanto, eles não são tão eficazes para a redução da dor quanto os medicamentos tricíclicos ou de dupla recaptação. Os ISRSs normalmente não são usados ​​como tratamento inicial da fibromialgia, mas os médicos podem experimentá-los em algumas situações. Estes são um grupo de medicamentos antidepressivos que trabalham para aumentar a concentração de serotonina no cérebro. A serotonina é uma substância química produzida naturalmente que regula a entrega de mensagens entre as células nervosas.

Anticonvulsivantes – Certos anticonvulsivantes (medicamentos usados ​​principalmente no tratamento da epilepsia) podem ajudar a aliviar a dor e melhorar o sono. Eles incluem pregabalina e gabapentina e são pensados ​​para aliviar a dor, bloqueando certos produtos químicos que aumentam a transmissão da dor. Os efeitos colaterais mais comuns desses medicamentos incluem sensação de sedação ou tontura, ganho de peso ou inchaço na parte inferior das pernas; no entanto, a maioria das pessoas tolera bem esses medicamentos.

Muitas vezes mais de uma classe dessas drogas podem ser usadas juntas. Por exemplo, uma dose baixa de um inibidor de recaptação de serotonina-norepinefrina seria tomada pela manhã e uma dose baixa de um antidepressivo tricíclico ou outro medicamento seria tomada na hora de dormir.

Outros medicamentos – Você pode se perguntar sobre outros medicamentos para tratar seus sintomas. No entanto, as evidências são limitadas e é importante conversar com seu médico sobre a situação atual dessas outras medicações.

A fibromialgia não causa inflamação do tecido; assim, nem os antiinflamatórios não esteróides (AINEs), como o ibuprofeno ou naproxeno, nem os glicocorticóides (esteróides) são eficazes no alívio dos sintomas da fibromialgia.

Analgésicos – São os medicamentos mais utilizados para aliviar a dor de curto prazo, podem ser adicionados aos medicamentos de uso contínuo para fibromialgia para pessoas que precisam de alívio adicional da dor a curto prazo. Eles incluem a dipirona e o paracetamol.

Opióides – Opióides são analgésicos potentes, o mais conhecido é a morfina. O tramadol também é um opióide, embora seja mais fraco do que outros opióides e menos propenso a resultar em dependência, ele pode ser utilizado em casos de exacerbação de uma dor focal na fibromialgia. Os opióides podem causar tonturas, constipação (prisão de ventre) ou distúrbios do sono em algumas pessoas, além de outros efeitos colaterais menos comuns.

Não há evidências de que os opióides de longo prazo sejam eficazes no tratamento dos sintomas da fibromialgia, e esses medicamentos apresentam efeitos colaterais potencialmente graves, além de risco de dependência. Algumas pessoas com fibromialgia relataram que os produtos à base de cannabis, particularmente o canabidiol (CBD), são úteis; no entanto, isso não foi suficientemente estudado para que se possa fazer uma recomendação formal a favor do seu uso.

Tratamentos não medicamentosos:

Exercício – O exercício regular, como caminhar, nadar ou andar de bicicleta, é útil para reduzir a dor e melhorar a força muscular e o condicionamento físico na fibromialgia. Se você está começando um programa de exercícios pela primeira vez, é melhor começar devagar e aumentar gradualmente seu nível de atividade. Com o tempo, o exercício geralmente melhora os sintomas da fibromialgia. Os programas de fortalecimento muscular também parecem melhorar a dor, diminuir o número de pontos sensíveis e melhorar a força muscular.

A ajuda de um educador físico é valiosa para desenvolver um programa de exercícios adequado e individualizado. Um bom objetivo é se exercitar por pelo menos 30 minutos, três vezes por semana.

Terapias de relaxamento – Em alguns casos, participar de programas de redução de estresse, aprender técnicas de relaxamento ou participar de hipnoterapia (hipnose), biofeedback ou terapia cognitivo-comportamental (TCC) pode ajudar a aliviar certos sintomas. Dessas abordagens, a mais conhecida é a TCC.

A TCC baseia-se no conceito de que as percepções das pessoas sobre si mesmas e sobre o que as cercam afetam suas emoções e comportamentos. O objetivo da TCC é mudar a maneira como você pensa sobre a dor e lidar com a doença de forma mais positiva. A TCC tem sido especialmente eficaz quando combinada com educação e informação do paciente, ou seja, aprender sobre sua doença e como administrá-la.

Os programas de redução do estresse mente-corpo (MBSR) têm sido eficazes na fibromialgia. MBSR pode ser individual ou como parte de um grupo e pode envolver discussão, meditação e outras técnicas, como hipnose e biofeedback. Durante o biofeedback, os pacientes usam informações sobre funções corporais tipicamente inconscientes, como tensão muscular ou pressão arterial, para ajudar a obter controle consciente sobre essas funções.

Tai chi e ioga — Algumas pessoas com fibromialgia se beneficiam de um exercício tradicional chinês chamado tai chi (que combina a prática mente-corpo com exercícios de movimentos suaves e fluidos) ou ioga.

Acupuntura – A acupuntura envolve a inserção de agulhas finas na pele em pontos específicos do corpo. Causa pouca ou nenhuma dor. Em alguns casos, uma corrente elétrica leve é ​​aplicada à agulha, denominada eletroacupuntura. A maioria dos estudos descobriu que a acupuntura é útil, mas houve pouca diferença encontrada entre a acupuntura tradicional e a “simulada”.

Terapia multidisciplinar – A fibromialgia geralmente responde melhor a um programa de gerenciamento integrado, combinando medicamentos, exercícios e abordagens cognitivas. Isso funciona melhor se uma equipe de profissionais de saúde estiver envolvida.

VIVENDO COM FIBROMIALGIA

Embora a fibromialgia não seja um distúrbio com risco de vida, muitas pessoas se preocupam que seus sintomas possam representar os “estágios iniciais” de uma condição mais grave, como o lúpus eritematoso sistêmico. No entanto, estudos de longo prazo não indicam que pessoas com fibromialgia tenham um risco aumentado de desenvolver outras doenças reumáticas ou condições neurológicas.

A maioria das pessoas com fibromialgia continua a ter dor crônica e fadiga ao longo da vida. No entanto, a maioria das pessoas é capaz de trabalhar e fazer atividades normais. O grau em que a fibromialgia afeta a vida cotidiana de uma pessoa varia e a situação de cada um é única. Trabalhar com seus médicos e outros profissionais de saúde para entender sua condição e gerenciar seus sintomas, aprender técnicas eficazes de enfrentamento e ter um forte apoio familiar e social pode realmente ajudar a melhorar e manter sua qualidade de vida.

 

Esse texto tem o objetivo trazer informação de qualidade e de fácil compreensão para o público leigo, não tem cunho científico e não se trata de recomendação terapêutica. A melhor forma de tirar suas dúvidas é conversando com seu médico.

author avatar
suporte

Deixe seu comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende uma Consulta

Siga minhas redes sociais: