Como é feito o diagnóstico e tratamento da dor ciática

Diagnóstico

O diagnóstico da causa subjacente da ciática é essencial para formular um plano de tratamento eficaz e controlar a dor. Quando há suspeita de ciática, o médico fará uma anamnese e realizará um exame físico, com o objetivo de localizar a dor, seu início e duração. Exames de imagem e bloqueios nervosos diagnósticos podem ser apropriados em alguns casos.

Os exames de imagem usados para diagnosticar a causa da ciática incluem: raio-x, tomografia, ressonância magnética (RM) e discografia (útil para avaliar anormalidades em um disco intervertebral).

As injeções de bloqueio seletivo do nervo são consideradas um método preciso e eficaz no diagnóstico e tratamento da dor no nervo ciático. Isso ocorre da seguinte forma: uma solução anestésica é injetada ao redor das raízes do nervo ciático para anestesiar a dor transmitida pelo nervo. Essa injeção é realizada sob a orientação de fluoroscopia (raio – x ao vivo), ultrassom ou tomografia computadorizada (TC). Através dessas técnicas o médico consegue guiar a agulha da injeção até o exato local onde o medicamento precisa ser injetado. Com isso, se houver alívio da dor, a ciática pode ser confirmada.

É aconselhável tratar a ciática o mais cedo possível para evitar a progressão dos sintomas. O tratamento da ciática pode incluir métodos cirúrgicos ou não. Normalmente os métodos não cirúrgicos são tentados primeiro. A cirurgia pode ser indicada quando a causa subjacente é grave e/ou ocorrem déficits neurológicos progressivos, como fraqueza nas pernas.

Tratamento não cirúrgico

Os tratamentos de primeira linha da ciática normalmente incluem alguma combinação de fisioterapia, medicamentos e injeções terapêuticas.

Os medicamentos geralmente são tomados para obter alívio da dor e permitir que o paciente participe da fisioterapia. As injeções terapêuticas são usadas com o mesmo objetivo.

A ciática aguda geralmente melhora com 4 a 6 semanas de tratamento não cirúrgico. Para ciática crônica, com dor que dura mais de 8 semanas, o tempo de tratamento pode demorar mais e pode depender da causa subjacente.

Como regra geral, se os métodos não cirúrgicos não fornecerem alívio após 6 – 8 semanas de tratamento ou se os déficits neurológicos (como fraqueza nas pernas) aumentarem, a cirurgia pode ser considerada.

Tratamento cirúrgico

A cirurgia para dor ciática geralmente é considerada quando a dor ou fraqueza nas pernas é persistente ou progressiva, mesmo após vários métodos de tratamentos não cirúrgicos. Porém, em alguns casos, a cirurgia pode ser considerada como a primeira opção, como por exemplo, em tumores, cistos, abscessos e fraturas graves na coluna.

A cirurgia é realizada com o objetivo de eliminar a causa da ciática e controlar os sintomas das pernas, como dor e fraqueza. No entanto, a dor nas costas associada à ciática pode não melhorar após a cirurgia, e requerer outro tipo de tratamento.

Exemplo de cirurgia para ciática (devo colocar mais exemplos dessa parte?):

Microdiscectomia para Ciática: A microdiscectomia é uma abordagem cirúrgica comum usada para tratar a ciática causada por uma hérnia de disco lombar. Nesta cirurgia, uma pequena parte do material do disco sob a raiz nervosa e/ou osso sobre a raiz nervosa é retirada. Embora tecnicamente seja uma cirurgia aberta, a microdiscectomia usa técnicas minimamente invasivas e pode ser feita com uma incisão relativamente pequena e danos mínimos ao tecido.

Cirurgia Endoscópica da Coluna para Ciática: Este procedimento também é mais frequentemente direcionado para a remoção de uma hérnia de disco, porém é realizado através de vídeo-endoscopia, com mínimo dano tecidual durante o acesso, permitindo uma recuperação mais rápida e menor tamanho da incisão ( de 1,5 a 2 cm).

A decisão de fazer uma cirurgia para dor ciática é tipicamente uma escolha do paciente, a menos que haja uma emergência médica. A decisão do paciente de fazer a cirurgia é baseada principalmente na quantidade de dor e disfunção, no tempo que a dor persiste, na saúde geral do paciente, bem como na sua preferência pessoal.