(71) 9.9923-3366 [email protected]

Reportagem do jornal A Tarde com o Dr. Carlos Romeu: Cirurgia é opção para doença de Parkinson

Agende uma Consulta

Siga minhas redes sociais:

Dor Lombar

Dores na coluna lombar são uma queixa comum nos consultórios médicos em todo o mundo, afetando milhões de pessoas e sendo uma das principais causas de incapacidade. No entanto, identificar a origem exata dessa dor nem sempre é uma tarefa simples. A complexidade da estrutura da coluna vertebral, junto com a variedade de possíveis causas de dor, exige uma abordagem cuidadosa e detalhada no diagnóstico. Neste artigo, exploraremos como os médicos abordam o diagnóstico da dor na coluna lombar, destacando a importância de ir além das imagens de ressonância magnética e entender a história clínica completa do paciente para determinar a verdadeira fonte do desconforto.

Pelo menos 200 mil pessoas vivem com a doença de Parkinson no Brasil, segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde. Considerando o quadro clínico geral e o nível de resposta ao tratamento medicamentoso, cerca de 20% desses pacientes podem se beneficiar com a cirurgia de estimulação cerebral profunda, explica o neurocirurgião Carlos Romeu, do Hospital Cárdio Pulmonar. Embora a aplicação da técnica tenha começado na décadade 1950 e ganhado novo fôlego a partir dos anos 1990/2000, quando pacientes tratados com levodopa voltaram a ter progressão da doença, a Bahia não conta com muitos profissionais habilitados para essa cirurgia, comenta Romeu. De custo elevado, o procedimento está no rol de cobertura dos planos de saúde, mas apenas alguns estados brasileiros realizam a operação pelo SUS (Sistema Único de Saúde), o que não ocorre na Bahia. 

Confira na íntegra abaixo a contribuição do Dr. Carlos Romeu na reportagem no jornal A Tarde sobre a cirurgia para Doença de Parkinson.

author avatar
suporte

Deixe seu comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende uma Consulta

Siga minhas redes sociais: